mercredi 15 juillet 2009

Webinar com Bobby Beck e Don Hahn

Ontem tive a oportunidade de assistir ao webinar organizado pela Animation Mentor com Bobby Beck e Don Hahn. É realmente muito interessante participar de um evento como esse, onde quase 400 pessoas do mundo todo se conectam ao mesmo tempo e assistem a uma palestra transmitida ao vivo pela webcam. Tinha gente do mundo inteiro... EUA, Canadá, Argentina, Cuba, Botswana, Nigéria, Inglaterra... e, pra minha surpresa, muito brasileiro conectado ao evento também! ;)

Bobby Beck é o CEO e um dos fundadores da Animation Mentor. Depois de ter trabalhado na Disney, o cara foi contratado pela Pixar e trabalhou nos filmes Toy Story 2, Os Incríveis, Carros e depois foi promovido para animador senior e foi responsável pelo desenvolvimento dos personagens Boo e Nemo.

Don Hahn produziu os maiores sucessos da Disney em 20 anos de carreira. Depois de ter trabalhado em filmes como A Bela e a Fera, Uma Cilada para Roger Rabbit e O Rei Leão, ele atuou como chefe interino de animação da Disney durante a fusão com a Pixar.

Os dois falaram sobre os lendários workshops de desenho que aconteceram na Disney nos anos 80, sob a batuta de Walt Stanchfield, que era um mestre no que diz respeito a desenho de poses voltado para animação.

Vou colocar aqui algumas imagens que foram mostradas no webinar ontem. Muitas coisas interessantes foram ditas, principalmente para quem está estudando animação ou desenho de anatomia.

Umas das coisas que mais marcaram foi a ênfase na importância do estudo no trabalho de um animador. Não basta apenas querer fazer o desenho final e acabado. O bom animador deve detalhar os personagens, estudar a fundo cada detalhe que envolve desde a psicologia até a movimentação do personagem. A imagem acima serviu para mostrar como os animadores estavam preocupados em entender como o esqueleto de um cervo se comporta quando o animal está em movimento. É muito interessante.

A imagem acima é um estudo do animador Mark Kennedy a partir de uma sequência do primeiro filme da série Indiana Jones. O que Indiana Jones têm a ver com animação da Disney? A princípio nada, mas o estudo da dinâmica e do ritmo que o Spielberg imprime a essas sequências de ação pode ajudar, e muito, o trabalho de um animador.

A imagem acima é uma das minhas preferidas. Mostra como é importante para um animador entender o que está acontecendo com a anatomia do personagem à medida que ele se movimenta. O estudo é o mais importante, mesmo que isso nunca vá aparecer no filme. É uma lição valiosa.

Mais um exemplo do nível de detalhamento do estudo de um bom animador. Todas essas anotações são úteis quando o animador produz as sequências animadas. Todo esse detalhamento acaba se traduzindo em uma animação cheia de vigor e em personagens verossímeis.

Don e Bobby se detiveram bastante nessa imagem, tal a riqueza das anotações do animador Glen Keane sobre obras dos grandes mestres. Esse é um tipo de estudo que eu pretendo começar a produzir em breve... ;)

Pra finalizar, foi um evento que ajudou muito. É sempre importante ouvir profissionais feras falando sobre experiências e boas práticas. Segundo Don, desenhar deve ser uma obsessão para o animador. As velhas (e boas) práticas do sketch book devem fazer parte do dia-a-dia do animador. Respondendo às perguntas dos participantes, ele frisou que os bons desenhos só vêm quando você consegue se livrar dos desenhos ruins. Para isso, você tem que produzir muitos desenhos "ruins" para que venham então os bons. Muito inspirador.

Para quem quiser, esse webinar vai ser reprisado no próximo dia 20 no site da Animation Mentor. Vale a pena.
Alors, mes amis... à la bataille! ;)

3 commentaires:

  1. A frase do Don Hahn é realmente maravilhosa. Muita sorte na sua jornada Gabriel...Tá fera os estudos de anatomia hein!

    RépondreEffacer
  2. graaaande Gabriel!!!
    mto bom seus estudos cara, parabéns!!! Manda ver ae pra vc me ensinar um pouco de 3D.. hehehe
    abraços.

    RépondreEffacer
  3. muito bom! dia 20 eu vou assistir.

    é interessante ver profissionais como Don Hahn, que trabalhavam com animação tradicional, aplicando seus conhecimentos na área de 3D.

    RépondreEffacer